SPFx – SharePoint Framework by GSD

Olá amigos,

Hoje vou falar um pouco da teoria do SPFx,  já foi divulgado pela Microsoft aqui no Brasil já tem uns 4 meses, mas só nessa última semana consegui criar alguns exemplos e estudar um pouco a respeito desse novo conceito, posts futuros já terão exemplos SPFx, podem acreditar, pois esta muito animador além de incentivar a aprender novas tecnologia .

Mas vamos falar um pouco do que é o SPFx, pessoal vou falar da minha visão e experiência que tive com essa novidade, o conceito não é muito inovador, pois no SharePoint Online já usávamos JS injetado na página e  SharePoint Add-in.

Para quem não mexeu ainda com SharePoint Online e também não tenha case dessa duas modalidades que citei acima vou falar brevemente um pouco de cada uma:

Adicionando Script no SP

É muito popular no SP Online a parte Web de editor de scripts que permite que colemos o código na página, o mesmo é executado quando a página é processada. É simples assim, chegar até ser rudimentar…Rs Convém lembrar que funciona muito bem. Ele é executado no mesmo contexto de navegador da página e está no mesmo DOM.

Modelo Add-in

É uma opção para sites NoScript, a para este tipo de site também usamos App-in. Esse modelo cria um _iFrame_where, ai que mora a desvantagem é difícil criar projetos responsivos e sei que é bem mais lento(experiência própria), mas não vou entrar nesse detalhe. Não poderia deixar de citar uma vantagem como é externa ao sistema e não tem acesso à  DOM / conexão, é mais fácil confiar e implementar.

SPFx 

Dei uma visão geral do atual cenário, agora vou falar da minha visão e o que o SPFx oferece para nós desenvolvedores.

O SharePoint Framework tenta construir  um sistema robusto de desenvolvimento em cima do SP local e SP On-line.

Segundo a idea inicial do SPFx ele se torna muito indicado, levantei alguns pontos consideráveis :

  • Ele é executado no contexto do usuário atual e conexão no navegador, e não em iFrames.
  • Os controles são processados no DOM de página normal.
  • Os controles são responsivos e acessíveis por natureza.
  • Há um ciclo de vida em que o desenvolvedor está envolvido.
    • Não é apenas renderizar , mas carregar , serializar _e _deserializar , alterações de configuração , etc.
  • A cadeia de ferramentas baseia-se em ferramentas comuns de desenvolvimento de cliente de código aberto, como npm, TypeScript, yeoman, webpack, gulp, etc.
  • Pode ser implantado em páginas web clássicas e de publicação, bem como nas páginas modernas.

Viram no penúltimo bullet apareceu algumas linguagem talvez não muito naturais para quem desenvolve em C# e Visual Studio.

Como disse que o SPFx se baseia em ferramentas de código aberto, esta uma boa oportunidade para desenvolver novas habilidades, acho que para desenvolvedores C#, typeScript é muito mais familiar, pelo menos no meu caso foi isso assim.

O modelo de dados não mudou absolutamente nada por isso elenco que TypeScript será uma transição quase nada traumática. Gente o REST continua a ser usado da mesma maneira também, se voce é acostumado a usar JSOM pode continuar usando, isso foi um exemplo para elucidar que nada alterou nesta parte também.

Não entrei em muitos detalhes pois o SPFx esta na primeira versão ainda, então falei um pouco da minha visão, espero ter ajudado neste ponto.

Que IDE usar ?

Como já esta envolvendo Open Source(Código Aberto) a escolha do IDE fica a critério do desenvolvedor, eu uso o VS Code, mas tem muitas opções.

Galera, acho que de uma maneira sucinta consegui exclarecer um pouco do SPFx SharePoint Framework. 

About Gustavo Delfino

Analista / Desenvolvedor de Sistemas com especialização em aplicações Web e SharePoint. Trabalho com .NET e SharePoint desde 2008. Também com Dynamics CRM desde de a versão 4.0. Certificações : MCTS, MCSD, MCSA e MCDS.
This entry was posted in SharePoint Framework, SPFx, Visual Studio Code. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s